Nesta página alguma informação mais geral sobre dislexia.
Definir ou descrever uma pessoa com dislexia é praticamente impossível. Isso porque não existe uma sô caraterística que diferencia uma pessoa com dislexia das outras pessoas. As coisas, os problemas que fazem que uma pessoa é Disléxico, na verdade são problemas bem comuns. São problemas que não são incomuns para não-Disléxicos. A diferença é que uma pessoa com dislexia tem maior quantidade destes problemas e em formas mais expressivas.
Alguns exemplos. Todo mundo faz erros de ortografia. Muitos erram quando leiam de voz alto. Maioria dos disléxicos erram muito na ortografia e leitura. Muitas pessoas tem momentos com problemas de concentração. Para maioria dos disléxicos, dificuldade de concentração faz parte do dia a dia. Entender o que outros falam em lugares barulhentos é difícil para qualquer um. Para maioria dos Disléxicos é muito mais difícil entender o que outros falam mesmo com menos barulho.
É por isso que disléxicos tem que aguentar comentários como: "Qualquer pessoa consegue fazer isso, é só uma questão de tentar e fazer esforço." Questão é que muitas coisas que maioria das pessoas sem dislexia conseguem fazer se eles tentam ou talvez se esforçam um pouco, para Disléxicos podem ser praticamente ou completamente impossível fazer. Alguns deles. Lembrar coisas como fatos, números de telefones, endereços, datas, coisas para fazer. Escrever uma pagina, uma carta inteira sem erros de ortografia. Saber uma coisa simples como quanto é sete vezes quatro.
Mesmo que alguns dizem ao contrario, maioria das especialistas concordam que não é possível curar dislexia.
Gosto de ver dislexia como uma configuração neuro-mental diferente. Nos nascemos assim, nos somos feitos assim, faz parte do cabeamento da nossa mente. Isso é diferente de dislexia ser um modo neuro-mental. Um modo pode ser mudado sem reconstruir o equipamento. Para obter uma configuração diferente é necessário reconstruir a maquina ou construir uma nova maquina começando de nada.
Com bom treinamento, um disléxico pode melhorar o seu performance mas nunca deixa de ser um disléxico.
Talvez existem uma ou duas caraterísticas que os disléxicos tem em comum. Uma é que enquanto disléxicos tem dificuldades com coisas que são fáceis para maioria das pessoas, muitas coisas que são difíceis para maioria dos não-disléxicos são fáceis para disléxicos. Outra é que pode ter certeza que disléxicos apresentam surpresas. Diria que uma destas surpresas é, um disléxico que é professor de línguas estrangeiras, e esta é uma das razões porque comecei este site.
Fossando no Internet, não achei nenhuma referencia a um outro professor de línguas com dislexia. Registros de professores com dislexia que trabalham em outras disciplinas encontrei sim. No outro lado, quando publiquei este site em 2016, já estava trabalhando nesta área por mais de 20 anos. É bem possível que existem outros professores de línguas com dislexia escondidos pelo mundo.